Gestão da Produção
Alunos: Adiel Constantino
Jennyle Rufino
Marcela Nauana
Curso/Turma: Eletrotécnica 2011.2m
Energia Térmica
Escola Técnica SENAI Cabo de Santo Agostinho
Alunos: Adiel Constantino
Jennyle Rufino
Marcela Nauana
Energia Térmica
Trabalho escrito como requisito parcial para obtenção de aprovação na disciplina de Conversão Eletromecânica em Energia, no curso de Eletrotécnica, na Escola Técnica SENAI.
Prof. Giliane
SUMÁRIO
RESUMO
Atualmente, a demanda por energia no meio industrial tem aumentado significativamente e esse fator tem motivado o aumento do uso da geração de energia elétrica através de usinas termelétricas industriais. O fornecimento de energia elétrica é vital para a continuidade operacional de uma planta industrial. Neste contexto, as usinas termelétricas passam a desempenhar uma função estratégica para o sistema, contribuindo como fonte energética auxiliar.
INTRODUÇÃO
A indústria da energia elétrica surgiu apenas no final do século XIX, quando o carvão mineral iniciava seu domínio. A partir daí, os sistemas elétricos foram se tornando cada vez mais centralizados, especialmente no que se refere à geração, com o emprego de combustíveis fósseis de alta densidade energética e o incremento das capacidades unitárias das centrais. As empresas de suprimento de eletricidade se estruturaram sob a forma de monopólios locais.
Durante quase um século, as empresas de eletricidade operaram dentro desta estrutura com sucesso, sabendo explorar as oportunidades oferecidas por essa trajetória tecnológica. A ampliação da área geográfica de atuação das empresas elétricas, através da interconexão dos mercados elétricos locais, reduziu custos e melhorou a qualidade dos serviços elétricos, benefícios que foram repartidos com os consumidores.
No Brasil, a geração