Gestão da manutenção
O termo ‘manutenção’, na literatura especializada, tem origem no vocabulário militar, cujo sentido é manter, nas unidades de combate, o efetivo e o material em um nível constante. Já a definição sobre ‘manter’ é indicada, em vários dicionários, como causar continuidade ou reter o estado atual. Isto sugere que ‘manutenção’ significa preservar algo.
“manutenção é o conjunto de ações que permite manter ou restabelecer um bem, dentro de um estado específico ou na medida para assegurar um serviço determinado”
De forma mais abrangente, o termo manutenção engloba os conceitos de prevenção (manter) e correção (restabelecer). Sendo assim, o estado específico ou serviço determinado implica na predeterminação do objetivo esperado, com quantificação dos níveis característicos. Na maioria dos casos são enfocados os aspectos de prevenção do estado de funcionamento e a recuperação, no caso da ocorrência de falhas. na gestão da manutenção, o aspecto econômico, sempre presente na vida das organizações, deve ainda ser enfocado, considerando-se o compromisso com o retorno do capital investido, com montantes cada vez maiores e escassos.
As características de gestão se equilibram com as características técnicas, objetivando um gerenciamento efetivo das atividades, baseando-se em indicadores que espelham o que está acontecendo com o equipamento. a área de manutenção deve participar ativamente para que a manufatura cumpra com seus objetivos,