Gestão da manutenção
SISTEMA DE MANUTENÇÃO CENTRADA NA CONFIABILIDADE
INTRODUÇÃO
O uso de técnicas avançadas na gestão da manutenção vem proporcionando, cada vez mais, Controle e segurança nos processos produtivos, acarretando no aumento da produtividade visto que Garantem uma maior disponibilidade dos equipamentos a um menor custo de manutenção. Neste sentido, a Manutenção centrada na Confiabilidade vem ganhando cada vez mais espaço nos diferentes setores produtivos tornando-se uma prática cada vez mais necessária às empresas que, em meio a um mercado extremamente competitivo, devem satisfazer seus clientes no tocante às suas expectativas de qualidade. Mediante sua grande importância, esse trabalho tem como objetivos contextualizar de forma conceitual, os princípios que devem ser ponderados na busca da confiabilidade, da manutenabilidade e na disponibilidade dos sistemas.
Nos dias atuais, as empresas de grande porte têm se utilizado, além das práticas já bastante difundidas, como TPM (Manutenção Produtiva Total), 5S, Kaizen (Técnicas de melhoramentos em ambientes de trabalho), QFD (Desdobramento da Função da Qualidade), FMEA (Modalidade de Falha e Analise de Efeitos), entre outras muitas vezes criadas pelas empresas, as de Manutenção Centrada na Confiabilidade, que vêm, a cada dia que passa, ganhando forças e contribuindo para as empresas melhorarem seus desempenhos. A necessidade da confiabilidade de seus meios de manufatura tornou-se um atributo cada vez mais necessário e obrigatório às empresas que objetivam atender melhor o usuário de seus produtos ou de serviços. A confiabilidade de seus meios produtivos exerce grande influência na percepção e na avaliação da qualidade, tornando–se sinônimo de sucesso no mundo globalizado de hoje.
Sendo assim, esse trabalho tem como objetivos: apresentar de forma sucinta a contextualização histórica da evolução da manutenção e apresentar de forma conceitual os principais fatores presentes que devem ser