Gestão da informação
Dado, Informação e Conhecimento
1
Estamos vivendo em um mercado globalizado e em constante mutação, onde predomina uma competição econômica global em que todos estão disputando recursos, mercados e receitas. As organizações estão cada vez mais internacionais (atuam em diversos países) e necessitam de forças de trabalho para atuar nestes mercados, para isso necessitamos ter domínio de um conjunto de conhecimentos sobre SI e Tecnologias da Informação (TI).
O impacto do uso da TI no modo de vida das pessoas, na forma como as empresas trabalham e relacionam-se umas com as outras, e no mundo, de forma geral, tem sido tão marcante que muitos autores consideram que estamos vivendo uma nova economia, a economia digital.
Os autores Turban, McLean e Wetherbe37 (pg.28) definem a economia digital como a economia baseada em tecnologias digitais, incluindo redes de comunicação digital (Internet, intranets), computadores, software e outras tecnologias de informação correlacionadas. Também é chamada de nova economia, era digital ou economia da Web. Nesta nova economia, as redes digitais e as infra-estruturas de comunicação proporcionam uma plataforma global a partir da qual indivíduos e organizações interagem, comunicam-se, colaboram e trocam informações. O termo economia digital também se refere à convergência da informática e das tecnologias de comunicação na Internet e em outras redes, e ao resultante fluxo de informação e de tecnologia, permitindo a realização dos Negócios na Era Digital.
Essa convergência permite que qualquer tipo de informação (dados, áudio, vídeo etc.) seja armazenado, processado e transmitido através das redes para diversos pontos do mundo, empregando computadores isoladamente ou em conjunto com aplicativos de comércio eletrônico (estes com destaque especial), que contribuem para o ganho de competitividade criando vantagens estratégicas para as organizações.
Com tudo isso, a TI muda o próprio