A família no epicentro da indisciplina
Nos últimos tempos, os problemas de indisciplina em sala de aula têm se agravado. Diversos são os motivos, o que exige reflexão e busca de soluções.
É frequente ouvirmos que este é um problema da escola, entretanto, a indisciplina pode ser o resultado que inclui falta de limites que se inicia desde do âmbito familiar.
Os pais nos tempos modernos têm se mostrado muito ausentes do ambiente escolar, alguns até delegam essa função de educar e transmitir valores para a escola e cobra soluções, a escola por sua vez tenta sanar um problema que não cabe só a ela ser resolvido e sim é necessário à cooperação da família para se obter um retorno positivo.
A família é a primeira instituição social a qual a criança é inserida, é a responsável pelos conhecimentos primários e a transmissão de valores que serão levados pelo resto de suas vidas. A escola deve complementar a educação recebida em casa, ser um espaço social de construção dos significados éticos necessários e para toda e qualquer ação de cidadania. É um processo onde a família e escola deve caminhar juntas visando o desenvolvimento da criança num todo.
Os capítulos a seguir terão uma maior aprofundamento na reflexão desta pesquisa bibliografica que diz respeito á indisciplina e seu cenário na família e na escola.
No primeiro capítulo é tratado conceito de indisciplina e sua diversidade de significados mediante o contexto onde se insere.
No segundo capítulo há um aprofundamento sobre a família como primeiro contato social da criança com o mundo, parte acolhedora, afetiva da criança e pioneira em seu desenvolvimento como indivíduo, a trajetória da família historicamente, as novas famílias, o desenvolvimento cognitivo e social da criança segundo Piaget e Wallon,a ausência de flexibilidade dos pais em relação aos combinados,a importância do não para a construção da autonomia da criança e aquisição do respeito mútuo.
O terceiro capítulo é dedicado á escola e sua relação com a família