Gestão da Comunicação em Projetos
Aluna: Michelle Albernaz
Curso: Arquitetura e Urbanismo – 1º Período - Noite
Resenha sobre a Palestra Gestão da Comunicação em Projetos
(A importância da comunicação em Projetos)
Palestrante: Marina Nunes Nogueira – Gestora de Projetos
Projetos de Arquitetura
Gestão de Projetos
Áreas de Gerenciamento de Projetos
Uma referência na área de gerenciamento de projetos é o Project Management Body of Knowledge (PMBOK), pelo Project Management Institute (PMI, 2008).
O PMBOK possui nove áreas de conhecimento que serão descritas abaixo
1. Interação - Garantir que as demais áreas de gerenciamento funcionem bem, gerenciar a integração é como montar um quebra-cabeça, e tudo deve estar funcionando bem ao mesmo tempo, uma tarefa nada fácil e muito menos simples.
2. Escopo - Define onde termina um trabalho e começa outro. O escopo deve ser gerenciado de acordo com o planejamento e documentos das áreas, além de uma coordenação diária e reuniões periódicas, formulários etc.. O gerenciamento do escopo do projeto ajuda a definir que a equipe realizará todo e somente o trabalho necessário para que o projeto seja bem-sucedido.·.
3. Tempo - Planejamento e controle das atividades do projeto, em projetos grandes e complexos utiliza-se o apoio de sistemas informatizados.
4. Custos - Controle dos custos em geral, para manter o projeto dentro do orçamento aprovado. Administrar o fluxo de caixa para otimizar a utilização dos recursos financeiros durante o período do empreendimento. Equipamentos, materiais, mão de obra, assistência técnica, locações, e até mesmo o tempo pode ser considerados custo em uma obra.
5. Qualidade - Os padrões de qualidade são ditados pelo que foi estabelecido e especificado no projeto. Esses padrões monitoram o desempenho do projeto durante o seu desenvolvimento. A qualidade é primordial no gerenciamento de projetos.
6. Recursos Humanos - Gerencia o administrativo, garante que às