Gestão - Caso Dantas
Unidade Curricular: INTRODUÇÃO À GESTÃO / GESTÃO
ANO LETIVO: 2014/2015
CAP. 3 – A EMPRESA (II)
1. Concorda com o colega do Dr. Júlio Dias? Justifique.
Concordo com o que foi dito pelo colega do Dr. Júlio Dias. Independentemente se o gestor esteve numa empresa ou numa organização sem lucrativos, os objetivo de planeamento são sempre similares. Apesar de o Dr. Júlio Dias ter gerido três hospitais públicos em pequenas cidades, gerir uma empresa têxtil acaba por ser igual, mesmo que haja um ambiente diferente, porque o principal objetivo é sempre a evolução, tanto para uma empresa como para uma organização.
2. Em que é que o ambiente de um hospital público da província é diferente de uma empresa têxtil no Vale do Ave? Justifique.
O ambiente de um hospital público da província é diferente de uma empresa têxtil pois são duas áreas distintas. Um hospital público visa para a melhora da qualidade de saúde da população, enquanto uma empresa têxtil pretende facilitar o dia-a-dia dos habitantes do Vale do Ave. Para quem trabalha num hospital público é muito importante o conforto, o atendimento e a qualidade dos médicos para os doentes que por lá passam. Já numa empresa têxtil o mais importante é fazer o maior lucro possível mantendo, entretanto, a qualidade dos seus produtos para que sejam sempre vendidos em grande número.
3. Como deveria o novo administrador conduzir os seus trabalhos?
O novo administrador não pode só cuidar dos lucros da empresa, mas também da qualidade do ambiente de trabalho, empregados mais satisfeitos acabam por dar mais lucros. A escolha da melhor matéria-prima para a produção de tecidos atrai a possibilidade de mais clientes. Estudo entre a relação qualidade-custo dos seus produtos e das empresas concorrentes, torna a empresa mais competitiva com outras do mercado têxtil tendo ao mesmo tempo preços mais acessíveis para a
população.