ANALISE TECNICA DE MADEIRA PARA CONSTRUÇÃO CIVIL
Olacir Valter Vieira Junior*
RESUMO: Este artigo vem para um básico conhecimento sobre um dos materias construtivos mais antigos e utilizados na construção civil, desde os primórdios a madeira vem sento utilizada geração após geração e ainda assim não se tem uma utilização correta deste material que com um cuido especial e de baixo custo podem ser utilizada desde a construção bruta, pesada até o delicado acabamento de um designer.
PALAVRAS-CHAVE: Construção civil; Madeira; Material; Acabamento.
ABSTRACT: This article comes to basic knowledge about one of the oldest and most used in construction, building materials since the dawn comes sit the wood used generation after generation and still does not have a proper use of this material with a special take care and low cost can be used from the gross, heavy construction until soft finish of a designer.
KEYWORDS: Construction; Wood; Gross; finish.
Características das madeiras
Os diversos tipos de madeira existentes proporcionam que o seu uso seja específico para cada tipo de aplicação
Cor: A variação da cor natural da madeira é devida à impregnação genética de diversas substâncias nas células e nas paredes celulares. A cor altera-se com o teor de umidade, normalmente escurecendo quando exposta ao ar, quando exposta ao sol, quando em contato com determinados metais ou quando atacada por certos fungos e bactérias. A cor da madeira pode ser modificada artificialmente por meio de tinturas e descolorações.
Desenho: É o termo usado para descrever a aparência natural das faces da madeira que resulta das várias características macroscópicas: cerne, alburno, cor, grã, anéis de crescimento e raios.
Textura: É o efeito produzido na madeira pelas dimensões, distribuição e percentagem dos diversos elementos estruturais constituintes do lenho no seu conjunto.
Brilho: A face longitudinal radial é sempre mais reluzente pelo efeito das faixas horizontais dos