GESTÃ DE PRODUÇAÕ
TRATAMENTO SUPERFICIAIS - NITRETAÇÃO
CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DA PRODUÇÃO
PROFESSOR VIVIANE
TGP – 3NA
BRUNO DE SOUZA MORALES RA – 29492840
MARCOS ROBERTO PEREIRA DA SILVA RA – 30057209
RONDINEI FRANCISCHINI PEREIRA RA – 30055305
SILVANEI ACOSTA PELEGRINO RA – 30055569
SANTO ANDRÉ – SP
ANO DE 2012
Sumário
1 – Introdução 1
2 – Nitretação 2
3 - Vantagens do Processo 3
4 - Aplicação 3
4.1 - Foto de um Forno Moderno e Informatizado de Nitretação; 4
5 - Nitretação a gás 5
6 - Nitretação Gasosa Inconvenientes 6
7 - Aços empregados 6
7.1 -Foto de um Forno de Nitretação a Gás. 7
8 - Nitretação líquida 8
9 - Conclusão 9
1 – Introdução
Através desse trabalho queremos passar a importância de uns dos tipos de tratamentos, a Nitretação que nos últimos anos, foram desenvolvidas diversas técnicas de tratamentos de superfície que visam alteração das propriedades superficiais do metal base, formando uma camada de proteção, quimicamente estável e fortemente aderente em sua superfície, de modo a aumentar a vida útil do componente, sem alterar as propriedades do núcleo do material. A principal razão para esse crescimento é que as falhas (principalmente por corrosão e desgaste), que ocorrem em componentes e peças de aplicações tecnológicas, concentram-se na superfície, requerendo dessa maneira, propriedades superficiais diferentes das do núcleo do material.
A nitretação pode ser convencional (líquida e gasosa) ou a plasma (ou iônica). A nitretação convencional em banho de sal é um tratamento termoquímico, no qual é necessário a adição de calor, elementos químicos na superfície do aço e execução de banho de sais a base de bário, cianeto, estrôncio, cianato, carbonatos, nitratos, nitritos, entre outros.
2 – Nitretação
O processo de nitretação é um processo que a exemplo da cementação também altera a composição de uma camada superficial do aço. Entretanto, ao contrário da cementação, a camada