Citoesqueleto e Movimento celular
O citoesqueleto é um sistema formado por três tipos de filamentos localizados no citoplasma das células eucariontes e tem a função de definir o formato, movimento, divisão e interação celular.
Cada filamento apresenta propriedades mecânicas distintas e são formados por subunidades proteicas diferentes. Os filamentos de actina auxiliam na movimentação celular e determinam sua forma, também é possível encontrar estes filamentos no córtex da célula. Associa-se a miosina para a formação de estruturas contráteis. Os filamentos intermediários são estruturas resistentes que proporcionam estabilidade mecânica às células e tecidos. Já os microtúbulos tem a função de determinar as posições das organelas e exercer o transporte intracelular e o organizador de todo esse processo é o centrossomo. Os microtúbulos auxiliam também na formação de cílios e flagelos.
Na movimentação celular existem duas estruturas. Cílios e flagelos compreendem a um conjunto de microtúbulos, sendo que os cílios são mais curtos e em maior quantidade na superfície da célula, enquanto os flagelos são mais longos e geralmente pouco numerosos. A função deles é basicamente locomotora, a exemplos dos organismos unicelulares protistas e espermatozoide, contudo os cílios estão presentes em tecidos respiratórios (na traqueia) onde realizam função de defesa (retenção e eliminação de partículas e microorganismos).
2. Referencias bibliográficas
ALBERTS, B.; JOHNSON, A.; BRAY, D.; RAFF, M.; ROBERTS, K.; WALTER, P. Biologia Molecular da Célula. Ed 3. São Paulo, 1997.
ALBERTS, B.; JOHNSON, A.; LEWIS, J.; RAFF, M.; ROBERTS, K.; WALTER, P. Biologia Molecular da Célula. Ed 4. São Paulo, 2004.
ALBERTS, B.; BRAY, D.; HOPKINS, K.; RAFF, M.; ROBERTS, K.; WALTER, P. Fundamentos da Biologia Celular. Ed 3. São Paulo, 1999.