Gestor
Na sociedade de hoje, onde a tecnologia e as necessidades dos clientes e dos empregados estão mudando constantemente, tem se tornado difícil para os administradores superiores e membros do conselho compreender e resolver diretamente os problemas mais sérios nos diferentes departamentos de suas empresas. Os próprios gestores devem, portanto, identificar os problemas a serem resolvidos e arranjar suas próprias soluções. Eles devem mobilizar seus funcionários, colegas, superiores e pessoas fora da empresa, para produzir os resultados desejados.
O gestor de hoje é mais que simplesmente pessoa responsável pela execução da instrução que vem de cima. O seu papel é mais dinâmico e autônomo. É mais propriamente o de “administrador de um departamento”.
O gestor deve ter respeito à diversidade cultural da comunidade interna, tal como a individualidade pessoal no que traduz as emoções e comportamentos apresentados, e que devem ser compartilhados, seja no modo ouvir ou falar.
O gestor é alguém pertencente a uma determinada organização e a quem compete à execução das tarefas confiadas à gestão. Segundo o conceito clássico desenvolvido por Henry Fayol, o gestor pode ser definido pelas suas funções no interior daorganização: é a pessoa a quem compete à interpretação dos objetivos propostos pelaorganização e atuar, através do planejamento, daorganização, da liderança ou direção e do controlo ou verificação, a fim de atingir os referidos objetivos.
O gestor, conforme várias definições, é a pessoa dentro de uma organização que tem por objetivo gerir recursos limitados, sejam eles bens materiais ou pessoas; que visa atingir metas, sejam elas provenientes dos acionistas, dos clientes, do governo, da sociedade ou de todos eles em conjunto.
O grande desafio do gestor é conseguir