Gestor
Roberta Cruz
O que é 5 s?
O 5S é uma técnica originária do Japão –pós guerra, que se fundamenta na mudança comportamental, mobilizando razão, emoção e ação para combater o desperdício de tempo, inteligência, material e sobretudo de vida.
O nome 5S vem das cinco palavras em japonês que iniciam com a letra S, que no Brasil ficaram conhecidos como os
5
sensos.
Os cinco sensos constituem um sistema fundamental para harmonizar os subsistemas produtivo-pessoal comportamental, constituindo-se na base para uma rotina diária eficiente.
Objetivos melhoria do ambiente das áreas da residência; prevenção de acidentes;
eliminação de desperdício;
incentivo e desenvolvimento do trabalho em família;
melhoria das relações humanas;
melhoria da qualidade de vida.
Os 5 sensos
1) Seiri – Senso de utilização
2) Seiton – Senso de ordenação
3) Seisou – Senso de limpeza
4) Seiketsu – Senso de bem-estar/saúde
5) Shitsuke – Senso de autodisciplina
SEIRI
Manter no local apenas os materiais, equipamentos e ferramentas necessários, ou seja, o que realmente é utilizado, e na quantidade certa.
SEITON
O senso de organização pode ser interpretado como a importância de se ter todas as coisas disponíveis de maneira que possam ser acessadas e utilizadas imediatamente.
SEISO
Este senso define a importância de eliminar a sujeira, resíduos ou mesmo objetos estranhos ou desnecessários ao ambiente.
O senso de limpeza pode ir além do aspecto físico, abrangendo também o relacionamento pessoal onde se preserva um ambiente onde impere a transparência, honestidade, franqueza e o respeito.
SEIKETSU
O senso de padronização é traduzido na fixação de padrões de cores, formas, iluminação, localização, placas, etc. Como abrange também o conceito de saúde, é importante que sejam verificados o estado dos banheiros, refeitórios, salas de trabalho, etc. Este senso tem