Gestor
Normalmente a palavra organização é usada como sinônimo de empresa. Estudaremos a Organização como Processo Administrativo
ORGANIZAÇÃO
É o processo administrativo que visa à estruturação da empresa, reunindo pessoas e equipamentos de acordo com o planejamento efetuado.
ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
Considerando a empresa como sendo um organismo econômico, a sua estrutura organizacional compreende o arranjo ou o agrupamento de todos os seus órgãos (departamentos, divisões, setores, seções, etc.) formando um conjunto, de acordo com os modelos ou tipos de estrutura de determinada empresa.
A Estrutura Organizacional determina quais cargos ou postos que devem ser ocupados pelas pessoas, bem como as funções a serem desempenhadas por elas.
Ao definir quem deve ocupar os cargos, a Estrutura Organizacional estabelece a linha de autoridade (direito de mandar e o poder de se fazer obedecer) e de responsabilidade (obrigação de fazer e prestar contas do que foi feito) dentro da empresa.
Quando a empresa é organizada dessa forma, podemos dizer que estamos diante daquilo que se chama Estrutura de Organização Formal.
Existe a possibilidade de que nas empresas nem sempre sejam respeitados os cargos, as autoridades, a responsabilidade, as rotinas de trabalho, etc.
Isso acontece por interesse ou conveniência de certas pessoas ou grupo de pessoas que fazem com que a estrutura seja alterada. É conhecida por Estrutura de Organização Informal
ESTRUTURA DE ORGANIZAÇÃO FORMAL
Estabelece a linha de autoridade e a linha de responsabilidade. É feita de várias maneiras, porém, quase sempre, obedece aos seguintes tipos tradicionais de organização:
Organização Linear
Organização Funcional
Organização de Linha e assessoria
ESTRUTURA LINEAR
Neste tipo de organização a disciplina está em primeiro lugar, pois a autoridade vai em linha reta vertical desde o superior até ao inferior, incluindo todas as pessoas lotadas nos diversos órgãos.