Gestação
Gravidez é muitas vezes dividida em trimestres ou terços.
As primeiras 12 semanas são o primeiro trimestre, semanas 13 a 28 o segundo e 29 até a hora do nascimento o terceiro.
Primeiro semestre:
Na primeira semana a maioria das gestantes ainda nem sabe que está grávida. É o período relativo ao tempo que o óvulo leva para chegar ao útero (estágio da mórula), e dar início ao processo de implantação (blástula), ou seja, o processo da mórula se deslocar das trompas uterinas até o útero. Por volta da segunda semana ocorre a implantação. A gravidez só prossegue se isso ocorrer dentro do útero.
Por volta da quarta semana o bebê é um blastócito que começa a se transformar em um embrião, no qual três tipos de camadas originam os três tipos de tecidos: o endoderma (camada interior), que formará os pulmões, fígado, sistema digestivo e o pâncreas; a mesoderma (camada média), que se transformará em esqueleto, músculos, rins, coração e vasos sangüíneos; e a ectoderma (camada externa), que em tempo futuro será pele, cabelos, olhos, esmalte dos dentes e sistema nervoso. Aqui agente vê os primeiros passos de maturação ocorrendo, lembrando que sempre há crescimento mesmo que seja no nível celular.
Na próxima semana o embrião já possui partes superiores e inferiores, assumindo a forma da letra C. Nos lados do tubo neural, existem tecidos chamados somitos, que posteriormente se tornarão músculos e demais estruturas. Totalmente seguro, o embrião é revestido por duas membranas e uma grande estrutura, o saco vitelino, onde as células de sangue estão sendo produzidas.
Na sexta semana o coração do bebê começa a bater, ou seja, há uma maturação de seu coração. O tubo neural ao longo da espinha se fechou, e o cérebro começa a crescer. As vesículas ópticas também se desenvolvem e se transformarão nos olhos. Mais tarde, surgirão os braços e pernas.
A sétima semana é marcada com a formação do rosto, porém os olhos ainda estão selados, o bebê tem o tamanho de uma jabuticaba