Gestação
Do 1º ao 3º mês
Os primeiros meses geralmente são marcados por sensações de sonolência, cansaço, náuseas, vontade de urinar, desejo e repulsa por certos alimentos. Os seios incham e a futura mãe pode ter alguns sintomas parecidos aos da tensão pré-menstrual. Próximo ao final do terceiro mês, o bebê mede entre 6,25 e 7,5 cm e pesa entre 14 e 18 gramas. Nesta fase, a cabeça já está bem delineada e as pálpebras começam a se formar.
Do 4º ao 6º mês
A vontade de urinar começa a diminuir e pode ocorrer prisão de ventre. A partir do 4º mês, as estruturas principais dos órgãos do bebê completam a sua formação. Os rins iniciam a produção da urina e o bebê faz xixi pela primeira vez. Nessa fase aparecem os primeiros fios de cabelo e, por volta do 5º mês, finalmente, é possível saber o sexo dele. No 6º mês, o bebê já reage a estímulos, pois estão em desenvolvimento a audição, olfato, tato e paladar. A gestante poderá sentir os pontapés.
Do 7º ao 9º mês
A mãe sente cada vez mais o bebê, vive imaginando como será o parto e tem sonhos com o filhinho. Dentro da barriga, ele já abre e fecha os olhos, percebendo a luz. Nesta fase, a gestante pode sentir dificuldades para respirar e falta de ar. No 9º mês, o bebê se movimenta menos, está mais gordinho e pronto para nascer.
Atividade física durante a gravidez A questão comum a gestantes é como e quando exercitar-se. Em primeiro lugar, a atividade deve ser leve. Os especialistas aconselham aproveitar as oportunidades do dia-a-dia para colocar o corpo em movimento, como subir e descer as escadas no supermercado, em vez de usar o elevador. Ou, por exemplo, caminhar até à padaria. Existem algumas maneiras bem simples para exercitar-se durante o dia: -Usar as escadas sempre que possível
-Estacionar o carro a certa distância das lojas para caminhar -Caminhar curtas distâncias, como em volta da casa ou do quarteirão
-Levantar-se do sofá para mudar o canal da televisão, em vez de fazer uso do controle remoto