Gestao
Resumo:
Esse texto faz o analise da relação do papel do gestor e da coordenação escolar, reconhecendo sempre que a gestão democrática é um processo inacabado e que os limites são enormes.
Na primeira seção foram abordados algumas questões relacionadas a o papel do gestor escolar,o perfil do gestor,o poder que está normalmente centralizado nas mãos do gestor escolar e a relação do gestor dentro desta instituição.Na segunda seção abordaremos os aspectos relevantes observados durante o estágio.
No mundo contemporâneo quem vivemos,não faz mais sentido pensar que a escola é um lugar somente em que os alunos aprendem e os professores ensinam,sabemos que este ambiente prioriza e norteia o crescimento pessoal e profissional de todos envolvidos. Através das mudanças que a sociedade sofreu nos últimos anos surgiu a necessidade e preocupação com a gestão escolar.Quando falamos de gestão nos vem logo a ideia de participação de trabalho,porque a gestão pressupõe a ideia de parceria desta forma sabemos que a escola é uma organização com fortes características de relações vivas.
Libanêo(2005,p.217) afirma que’’a organização escolar defini-se como unidade social que reúne pessoas que interagem entre si intencionalmente operando por meio de estruturas e de processos organizativos próprios ,afim de alcançar objetivos educacionais’’.
A escola por ser um tipo de organização social que deve favorecer a todos os cidadãos sabemos que ela precisa ser administrada coletivamente respeitando sempre a sua heterogeneidade e a individualidade da comunidade escolar,proporcionando uma educação de qualidade para todos. A partir desta realidade, consideramos o papel do gestor escolar, é de proporcionar o trabalho coletivo, compartilhamento de poderes, participação da comunidade nas decisões escolares, fazendo com que as suas decisões sejam permeadas pelo diálogo e pelo interesse da coletividade escolar, este tipo de concepção que a