Gestao
ADMINISTRAÇÃO DE ESTOQUES PARA BENS DE VAREJO NÃO PERECÍVEIS
Autor: Jorge Luiz de Biazzi - Departamento de Administração Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade/USP http://www.scielo.br/pdf/gp/v1n2/a02v1n2.pdf Publicado em agosto 1994.
O artigo faz uma análise comparando métodos de administração de sistemas de estoques de bens de varejo não perecíveis, considerando o caso de perda de venda. Utilizou modelos com diferentes hipóteses que são testados em ambientes caracterizados por comportamento da demanda e relações entre custos, entre outras características. Os objetivos do estudo são a identificação de métodos de planejamento e controle de sistemas de estoques (procedimentos) que possam ser utilizados pelas empresas varejistas, a elaboração de um método geral para abordagem dos problemas de administração de estoques para os bens de varejo tratados, a partir do qual seriam feitas adaptações para que se pudesse estudar cada situação de mercado em particular e por fim a verificação do comportamento dos procedimentos identificados e selecionados em cada ambiente e, com sua comparação, a obtenção de indicações gerais sobre o seu uso e a sua adequação. Para se atingir os dois últimos objetivos, é utilizado um software de simulação de sistemas de produção.
A partir dos modelos foram desenvolvidos procedimentos, as hipóteses mais relevantes seriam as relativas à periodicidade da revisão (contínua ou não), ao comportamento da demanda (estática ou dinâmica), à certeza da demanda e do lead-time (determinísticos ou probabilísticos), à variabilidade do pedido (fixo ou não) e ao horizonte de planejamento (finito ou infinito). O sistema utilizou hipóteses para a construção de um modelo, admitiu uma política para ser utilizada delineou uma série de passos para a definição dos parâmetros do modelo e para sua utilização efetiva.
Ressalta-se que o procedimento pode ser utilizado mesmo numa situação na