gestao
A gestão de pessoas ou administração de recursos humanos é uma associação de habilidades e métodos, políticas, técnicas e práticas definidas, com o objetivo de administrar os comportamentos internos e potencializar o capital humano nas organizações.
A Gestão de Pessoas ocorre através da participação, capacitação, envolvimento e desenvolvimento de funcionários de uma empresa, e a área tem a função de humanizar as empresas. Muitas vezes, a gestão de pessoas é confundida com o setor de Recursos Humanos, porém RH é a técnica e os mecanismos que o profissional utiliza e gestão de pessoas tem como objetivo a valorização dos profissionais. Em uma empresa, a gestão de pessoas deve ser feita pelos gestores e diretores, porque é uma área que requer capacidade de liderança.
O setor de gestão de pessoas possui uma grande responsabilidade na formação dos profissionais, e tem o objetivo de desenvolver e colaborar para o crescimento da instituição e do próprio profissional.
2. Tempos modernos e A moderna gestão de pessoas
O filme "Tempos Modernos" foi produzido no ano de 1936 e se tornou em uma das mais expressivas críticas que o cinema promoveu, tendo como tema central a sociedade industrial capitalista. O autor Charlie Chapin, sem dúvida, é um dos maiores crítico cinematográfico que o mundo pode conhecer (QUIRINO, 2012).
O tema da desigualdade social é vista, e encarada de forma engraçada com fundos de verdade. O mundo capitalista veio, e com seus interesses os mais favorecidos foram os empresários (QUIRINO, 2012).
O capitalismo em suma é resultado das grandes diferenças de classes sociais de determinado nação. Como conseqüências, ganha mais os empresários, fazendeiros, usineiros, isto é, a elite. E por fim, o trabalhador, o pobre, o desempregado, acaba sofrendo as conseqüências desse sistema (QUIRINO, 2012).
Comparando as cenas mostradas no filme Tempos Modernos, com a situação atual, podemos afirmar, que apesar das tecnologias de ponta empregadas,