coca-cola
“THE COCA‐COLA COMPANY”
Prezados alunos, o estudo de caso “The Coca-Cola Company” foi extraído da obra “50 empresas que mudaram o mundo” de Howard Rothman, a qual consta em nossa Biblioteca Digital. Para tanto, acessem a Biblioteca Digital e busquem pela obra mencionada. O estudo de caso encontra-se pontualmente na página 179. Leiam atentamente o texto “The Coca-Cola Company” e desenvolvam as questões propostas, as quais estão subdivididas em 4 embasamentos principais.
Parte I – Embasamento administrativo
1) Conforme o estudo de caso, informe qual abordagem da Teoria da Administração II utilizada e aponte as características que definem a abordagem escolhida. Tome como base a unidade 2 do livro (Unidade 2 – Abordagem neoclássica, APO e estruturalismo), mais os livros das referências bibliográficas.
RESPOSTA: Com a analise do texto em estudo percebe-se a predominância de uma abordagem de forma neoclássica, também conhecida como “escola do processo administrativo” ou “escola racional”. Suas principais características são: Ênfase na pratica administrativa, ênfase nos objetivos e resultados, ecletismo da teoria clássica, ênfase na pratica da administração e reafirmação relativa dos postulados clássicos.
2) Com base no estudo de caso, qual abordagem moderna da Teoria da Administração II pode ser aplicada? Justifique a resposta. Tome como base unidade 4 do livro (Unidade 4 – Novas abordagens) e os livros das referências bibliográficas.
RESPOSTA: O texto dentro do estudo de casos tem um uma abordagem moderna chamada reengenharia.
A reengenharia é o repensar fundamental e a reestruturação radical dos processos empresariais que visam alcançar drásticas melhorias em indicadores críticos e contemporâneos de desempenho, como custos, qualidade, atendimento e velocidade. Essa definição encerra quatro palavras-chaves: fundamental, radical drástica e processos.
Parte II