gestao
Empowerment é uma tecnologia de gestão, e leva à discução da divisão de responsabilidades, e aimportancia do papel da liderança num ambiente onde essa técnica é praticada.
A definição de Empowerment tem algumas variáveis. Maximiano(2004) afirma que essa tecnologia é como atribuir poderes a alguém. Chiavenato(2008), trata-se de poder, autoridade e responsabilidade as pessoas para torna-las mais ativas e proativas dentro da organização.
O termo Empowerment é recente nas empresas, mas é um trabalho que envolve o poder de decisão, autonomia e a participação. Como Chiavenato(2008, p.191) afirma que com o Empowerment as pessoas tornam-se parceiras da organização.
Stone(1998 p.1) cita a condição que, seus empregados sentem valorizados e motivados por terem o controle e diminui a pressão sobre o dia- a- dia, dando-lhes liberdade para novas ações, e oportunidade de desenvolvimentos.
O autor Mills/91996) já esclarece que esxiste condições que caracteziram as empresas comprometidas com o Empowerment. São competência e experiência das pessoas envolvidas. Reconhecer os esforços do seu pessoal por meio de recompensa; conhecer a missão da empresa e tolerância a erros.
Para Catunda e cerqueira(1999, p.19), as pessoas são a resposta para o aumento de competitividade num ambiente de constante mudanças tecnológicas, políticas e culturais. E definem em cinco variáveis fundamentais que interferem no comportamento organizacional:
Variável econômica: considera que todos precisam de recursos finaceiros e materiais para adequado desempenho de suas funções.
Variável informacional: considera o aspecto do conhecimento da tarefa. Variável técnica: engloba a tecnologia disponível no processo proativo e necessita de todos os matérias e equipamentos à disposição.
Variavel política: enfoca a responsabilidade, autoridade, poder e a influencia que as pessoas têm sobre as outras e sobre a organização como um todo.
Variavel cultural: considera os