ENFOQUE DO PSICOLOGO NO TRATAMENTO DE PACIENTES COM CÂNCER
Universidade de Fortaleza
Novembro de 2012
O ENFOQUE DO PSICOLOGO NO TRATAMENTO DE PACIENTES COM CÂNCER
Autores: (Jézica Fernades, Lilyan Anastácio e Marília Chaves)
Profa. Orientadora: Íris Guilherme Bonfim
Palavras-chave:psicólogo.câncer.oncologia.psicologia.saúde
Resumo
No presente trabalho, apresentamos a atuação do psicólogo no tratamento de pacientes com câncer, toda a importância e o valor que esse acompanhamento trás para o paciente, com resultados, entendimentos, melhorias. Relacionamos com dois dos processos psicológicos básicos, a emoção e percepção utilizando os para seguimento nos questionamentos aos profissionais. Com isso abordamos sobre o estado emocional tanto do paciente e do cuidador no tratamento, quanto do profissional que acompanha toda essa trajetória no tratamento. E indagamos sobre a percepção deles com o acompanhamento de modo geral.
Com todo o trabalho, buscamos conhecer melhor uma das áreas que a profissão pode seguir, psicologia hospitalar, e ainda mais, conhecer esse campo de atuação com a oncologia, que foi de interesse de toda a equipe. Os resultados foram os melhores, pois alcançamos o objetivo da disciplina e das integrantes, tivemos uma melhor visão da área chegando ate a despertar maior interesse das alunas. A atuação como um todo requer muita atenção e os profissionais mostraram grande gratificação ao cuidar dessas pessoas, é um trabalho difícil, mas muito prazeroso.
Introdução
O câncer é conhecido como uma doença genética originada a partir de erros na replicação celular. (Luiz Paulo Kowalski). A oncologia atinge todas as idades, raças e classes sociais. A psico-Oncologia surgiu da necessidade que o paciente com câncer, e sua família tinha em administrar a doença. A motivação do trabalho realizado foi o fato de ser uma exigência da disciplina de Prática integrativa II, do curso de Psicologia da Universidade de Fortaleza.
A pesquisa