Gestao
A atuação dos gestores avalia-se geralmente por padrões de eficiência e eficácia. Para ser eficiente e eficaz, o gestor deve possuir e continuamente desenvolver varias aptidões essenciais. Geralmente consideram-se três tipos de aptidões necessárias a qualquer gestor.
Aptidão Conceptual (Saber Saber) - é a capacidade para apreender ideias gerais e abstratas e aplicá-las em situações concretas. Engloba a capacidade de ver a organização como um todo. Um gestor com capacidade conceptual apercebe-se da forma como as várias funções da organização se complementam uma as outras, como a empresa se relaciona com o seu ambiente e como uma alteração numa parte da organização pode afetar a outra parte.
Aptidão Técnica (Saber Fazer) - É a capacidade para usar conhecimentos, métodos ou técnicas específicas no seu trabalho concreto. Conhecimento e experiências em engenharia, informática, contabilidade, marketing, ou produção são exemplos destes tipos de capacidade. De modo geral esta aptidão está relacionada com o trabalho, " com as coisas" (processos ou objetos físicos).
Aptidão Humana ou Relações Humanas (Saber Ser) - é a capacidade de compreender, motivar e obter a adesão das outras pessoas. Envolve características relacionadas com as capacidades de comunicar, trabalhar e entender as atitudes e os comportamentos dos indivíduos e dos grupos.
A combinação ideal destes três tipos de capacidade varia de acordo com as funções e responsabilidades dos gestores da empresa. Enquanto os gestores de topo que desenvolvem a sua atividade a nível institucional devem possuir um forte domínio das capacidades conceptuais, os gestores de primeira linha com funções a nível operacional, devem revelar um forte