contaçao de historias
RESUMO
A análise que fazemos nesse artigo se refere à compreensão através da observação prática de como as histórias ampliam os conhecimentos da criança na construção do seu aprendizado. Buscamos referências que forneçam sustentação à pesquisa bibliográfica, princípio no qual desenvolvemos um projeto de vivências, enfatizando a importância de se contar histórias para as crianças, que desde pequena sem saber ler, está sempre solicitando as pessoas na família e na escola ao professor, a leitura de livros de história. Descrevemos ainda as influências dos contos de fada no desenvolvimento da criança. Analisamos o quanto é importante o papel da escola, de como a escola pode e deve contribuir para inserir as pessoas no universo da leitura.
.
Palavras-chave: Histórias. Aprendizado. Vivência
1 INTRODUÇÃO
Numa sociedade onde os avanços são de toda ordem e acelerados principalmente na área da informação, não se pode negar que a leitura seja um riquíssimo meio de fazer as pessoas terem além do conhecimento também o entretenimento.
Frente a este contexto, percebe-se o quanto é importante o papel da escola. Mas como a escola pode e deve contribuir para inserir as pessoas no universo da leitura?
Seria o contar histórias, desde a mais tenra idade, já a partir da educação infantil, uma alternativa para contribuir com o despertar o gosto e o hábito pela leitura?
Acreditando que a escola constitui-se numa parcela significativa neste contexto, justifica-se o presente projeto de vivência.
2 A IMPORTÂNCIA DO CONTAR HISTÓRIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.
O projeto de vivências foi executado, juntamente com alunos do Berçário, no Centro de Educação Infantil Sempre Viva e Maternal do Centro de Educação Infantil Alfredo Bianchini de Matia, da cidade de Lages SC. Organizamos o projeto enfatizando o objeto, os