Contação de histórias
A importância da contação de história no Maternal da Educação Infantil
CAXIAS DO SUL
2011
Tema:
Contação de histórias no maternal 3 a 4 anos na Educação Infantil.
Problema:
“O que a contação de história pode desenvolver nas crianças do Maternal na educação infantil?’’
Objetivo Geral:
Desenvolver a linguagem oral e sensibilidade fonológica nas crianças, a fim de explorar a importância da contação de histórias no desenvolvimento das crianças do Maternal na Educação Infantil.
JUSTIFICATIVA
Sabemos como é difícil trabalhar a contação de história na educação infantil e no desafio que os professores encontram no processo de ensino e aprendizagem da criança. Para isso faz-se necessário o conhecimento, os recursos utilizados e as técnicas orais e corporais, para um bom professor/contador de historias, bem como a escolha da narrativa mais adequada a faixa etária e a situação.
Não existe outro momento na vida em que as crianças estejam sensíveis à aquisição da linguagem do que no período do nascimento até os cinco anos de idade. Sua sensibilidade é evidente no rápido desenvolvimento lingüístico durante esses anos. Os programas de alfabetização são ricos em atividades e experiências que estimulam a escuta, o desenvolvimento da linguagem oral, a sensibilidade fonológica e o conhecimento e reconhecimento de letras e consciência escrita.
O desenvolvimento da linguagem oral envolve aprender a escutar, adquirir novo vocabulário, aumentar as sentenças e ter clareza na comunicação. As atividades de escuta exigem que as crianças prestem atenção a detalhes, sempre respeitando o tempo adequado à sua idade, e que sejam expostas a novas palavras de maneira significativa. Como também aprendem a partir de modelos, o uso da língua pelo professor torna-se uma ferramenta de ensino, como nas canções, leituras e discussões desenvolvendo assim a linguagem oral.
Apesar da grande importância que a literatura exerce na vida da