Trabalho sobre governança corporativa
Disciplina
GOVERNANÇA CORPORATIVA
Curso
Administração Estratégica
Professor Augusto Frederico Caetano Schaffer
Aluna Adriana Cristina Costa de Moraes
Matrícula 201009003569
Quais os principais desafios para as empresas familiares na transição para um modelo de gestão baseado em boas práticas de Governança Corporativa?
Empresa familiar é aquela que é influenciada por uma família ou por uma relação familiar. No Brasil, a maioria das empresas nacionais é de origem familiar. As Empresas Familiares sempre foram uma forma predominante de empresa em todo o mundo. Elas ainda ocupam uma parte muito grande da economia social no Brasil que, muitas vezes, passam despercebidas. Existem desde pequenas e médias empresas, especializadas e altamente competitivas, ocupando posições de destaque em nichos do mercado mundial, enfrentando os desafios postos pela globalização, até as grandes corporações que cresceram em ambientes e que reconhecem que precisam reformular suas atividades para concorrer num regime de abertura econômica.
Apesar de grande parte dessas empresas estarem sujeitas às ameaças externas provenientes de mudanças nos altos padrões de concorrência em que atuam e, nos regimes econômicos que envolvem o mercado, a empresa familiar tradicional enfrenta uma problemática relativa à própria instituição que tem implicações para sua sobrevivência, envolvendo questões que influenciam seriamente eu seu desenvolvimento tais como: sucessão, gestão profissional e abertura de capital.
A maior dificuldade de todas elas está em como implementar as boas práticas de Governança Corporativa, superando as barreiras e posteriormente avaliar o desempenho dessa nova estrutura e seus processos de governança. O estabelecimento de metas, a eleição do modelo adequado à sua estrutura e a superação dos obstáculos são uns dos grandes desafios que as empresas brasileiras, especialmente as empresas particulares deverão