GESTAO
Os valores contem um elemento de julgamento, baseado no que um individuo acredita ser correto, bom ou desejável. Os valores podem ser dividido em um conjunto chamado valores terminais e outra chamada valores instrumentais, sentido de realização, amizade verdadeira entre outros. Valores terminais é a ambição, lógica, coragem, responsabilidade entre outros valores instrumentais.
O estudo do comportamento organizacional tornou-se uma disciplina global e, como tal deve refletir os diferentes valores das pessoas em diferentes países.
O estudo do comportamento organizacional foca somente um número limitado das atitudes relacionadas com o trabalho, que demonstram a satisfação no trabalho.
As evidencias sugerem que os fatores mais importantes para a satisfação no trabalho, não em trabalho mentalmente desafiante, recompensas, festas, condições de trabalhos estimulantes e colegas colaboradores.
A percepção é o processo pelo qual os indivíduos organizaram e interpretam suas impressões sensoriais com a finalidade de dar sentido ao seu ambiente. Pesquisas apontam que pessoas diferentes podem perceber a mesma coisa de maneiras diferentes.
As principais variáveis que afetam o comportamento individual são: valores, atitudes, percepção e aprendizagem.
A cultura organizacional atua como sinalizador de sentido e mecanismo de controle a fim de orientar e dar forma as atitudes e aos comportamentos dos trabalhadores.
A cultura é transmitida de diversas maneiras, e as mais potentes são constituídas pelas historias, pelos rituais, pelos símbolos e pela linguagem.
Em razão de cultura organizacional ser formada por características relativamente estáveis