GESTAO
Ao longo das últimas décadas várias mudanças aconteceram. Pense como era a vida das pessoas há vinte anos. Talvez você ainda não estivesse nascido, ou fosse muito pequeno(a), mas se assim como eu você conseguiu acompanhar esses últimos vinte anos mais de perto com certeza pode enumerar muitas mudanças em sua vida fruto do avanço da tecnologia e dos acontecimentos do cenário mundial como esses listados a seguir:
• O surgimento dos blocos econômicos (União Européia, Mercosul, etc)
• O fim da guerra-fria
• A queda do muro de Berlim
• O fim do comunismo na União Soviética
• O computador pessoal (PC) Vários dos acontecimentos citados aconteceram bem distantes de nossa realidade cotidiana, mas de uma forma ou de outra interferiram em nossas vidas. Lobato (2006, p.33) argumenta que a globalização: “Não é um fenômeno que afeta apenas uma economia: a globalização produz um risco sistêmico para os países e organizações, que podem ser rápida e simultaneamente afetados por crises financeiras e conflitos ideológicos.”
Mas será mesmo que somos todos afetados pelas mudanças que acontecem fruto da globalização? Muitas vezes a globalização parece ser algo totalmente abstrato e distante de nosso dia-a-dia. Para compreender melhor sobre essa questão e sobre outras que vão aparecer ao longo de nossa disciplina convido você a entrar na vida de uma pequena empresa, assim como tantas que existem na minha e na sua cidade. A empresa que vamos visitar pertence a Celso e para conhecermos a sua empresa precisamos entender como ela nasceu.
Antes de seguir vamos verificar o conceito de Planejamento Estratégico. Vá até a biblioteca virtual e acesse o seguinte livro:
MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Administração para empreendedores: fundamentos da criação e da gestão de novos negócios. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007. 212p
Na página 51 leia o que o autor escreve sobre Estratégia e Planejamento Estratégico