Gestao
Introdução
O instrumento específico dos empreendedores, o processo pelo qual eles exploram a mudança como uma oportunidade para um negócio diferente ou um serviço diferente".Drucker (1987)
“É o impulso fundamental que coloca e mantém em movimento a engrenagem da economia” – Joseph Schumpeter.
De acordo com a teoria neo-schumpeteriana, os desenvolvimentos tecnológicos seguem grandes ondas de desenvolvimento onde, através do surgimento de uma grande inovação-chave, outros setores econômicos desenvovem-se.
Inovação é a implementação de um produto (bem ou serviço) novo ou significativamente melhorado, ou um processo, ou um novo método de marketing, ou um novo método organizacional nas práticas de negócios, na organização do local de trabalho ou nas relações externas.
Em um mundo globalizado, inovação tecnológica e competitividade passam a ser palavras-chaves para o desenvolvimento econômico de um país e para conquistar espaço junto à economia internacional. Neste cenário, as incubadoras de empresas surgem com um papel crucial na supressão de demandas do mercado.
As incubadoras proporcionam condições favoráveis para que as micro e pequenas empresas desenvolvam serviços e produtos e conquistem uma posição no mercado. Estas empresas, somadas às de médio porte, representam 98% das empresas existentes no setor industrial, comercial e de serviços no país, além de empregar cerca de 53% da população economicamente ativa, como foi apontado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). "O maior crescimento de novos postos de emprego está nas pequenas empresas e naquelas que acabaram de surgir. Além disso, pesquisas mostram que pequenas empresas obtêm melhor retorno por empregado e por cada dólar investido", afirmou a presidente da Assciação Nacional de Incubadoras de Empresas (NBIA) dos Estados Unidos, Dinah Adkins, em entrevista para a Com Ciência. O espantoso é que cerca de 80% das novas empresas brasileiras fecham as