gestao publica
Os Princípios da Administração Pública são: Princípio da Legalidade, Principio da Impessoalidade, Princípio da Moralidade, Princípio da Publicidade e Princípio da Eficiência. E estes princípios estão previsto no artigo 37 da Constituição Federal, eles representam regras que servem de interpretação das demais normas jurídicas, apontando os caminhos que devem ser seguidos pelos aplicadores da lei.
Estes princípios asseguram que sejam atendidos os objetivos vislumbrados pelo interesse coletivo, todo e qualquer ato da Administração Pública deve respeitar os princípios consagrados pela Constituição Federal, entretanto, não raramente esses princípios são desrespeitados.
Isto ocorre não só nos dias de hoje, mas de longa data, os legisladores e administradores que nos representam, em sua maioria, desconhecem esses princípios, e se os conhecem, não os acatam, estas pessoas no exercício de seu encargo púbico, assumem um compromisso de bem servir a coletividade, e não aos interesses de uma classe que os favorecem, com rios de dinheiro para financiar suas campanhas, empreendimentos ilícitos e cargos de confiança, para troca de favores.
O desrespeito é tamanho que envergonha toda população brasileira, cabe ao tempo e a sociedade modificar essa realidade, muitos políticos corruptos ainda estão no poder, entretanto, a renovação do quadro de legisladores e administradores públicos é inevitável, haja vista a crise democrática que está acontecendo,