gestao por competencia
Quando uma empresa tem uma visão mais ampliada e sistêmica, ela adota um programa de gestão por competências, isso pode trazer muitos benefícios como: Maior produtividade, ambiente participativo e motivado, comprometimento dos colaboradores, gerencias e equipes fortalecidas, foco em resultados, aumento de competitividade e diferencial no mercado. Mas ainda existem empresas que enxergam este processo como sendo de difícil implantação e não adequado as suas necessidades e realidades.
O objetivo deste programa é detectar as competências que a organização está precisando e também identificar aquelas que já existem, podendo assim usar essas informações para desenvolver e capacitar o capital humano, permitindo a identificação dos talentos, para que a empresa possa posiciona-los em cargos compatíveis com as exigências da organização e com o potencial de cada profissional. Todo esse trabalho revela o comportamento real e desejável da empresa, para cada comportamento ou habilidade relacionamos a competência a qual se refere, gerando assim o quadro de competências da empresa, podendo distinguir qual comportamento adequado para cada cargo, as competências necessárias para o melhor desempenho de cada função e qual o grau de exigência para cada uma, em relação ao mesmo cargo. Esses dados poderão ser utilizados para traçar perguntas que serão utilizadas na entrevista comportamental nos processos de seleção, assim saberemos se o comportamento por eles praticado no passado se encaixa no que a empresa necessita, ou seja, vamos analisar se as competências do candidato batem com as exigidas pelo cargo.
Para observar o comportamento dos colaboradores podemos utilizar dinâmicas, jogos e também a avaliação em 360 graus. Em posse desses dados teremos dados suficientes para adoção de treinamentos específicos e focados nas deficiências, como também encontrar aqueles que estão além de nossas expectativas, aqueles que são considerados talentos.