Gestao financeira em organizaçoes sem fins lucrativos
Os Sistemas Integrados de Gestão Empresarial (SIGE), conhecidos pela denominação E.R.P (Enterprise Resource Planning – Planejamento de Recursos Empresariais), são pacotes (software) de gestão empresarial ou de sistemas integrados com recursos de automação e informatização, visando contribuir com o gerenciamento dos negócios empresarias.
Esses sistemas unem e integram todos os subsistemas componentes dos sistemas operacionais e de apoio à gestão, através de recursos da tecnologia da informação.
As empresas produtoras desta tecnologia aplicada a Sistemas de Informação Operacionais, Gerenciais e Estratégicos estão crescendo em todo o mundo, tornando-se uma prerrogativa de utilizar um banco de dados único em todos os seus processos, pois a tecnologia ERP tem os seus módulos ou subsistemas em um único software.
Também com a necessidade de as empresas utilizarem um Sistema de Informação entre elas o EDI significa Electronic Data Interchange ou Intercâmbio Eletrônico de Dados.
EDI é a troca de informações entre computadores de parceiros, para que isto seja possível, utiliza-se um formato padrão, de domínio público. No Brasil, estamos vendo o crescimento do formato EDIFACT, um padrão internacional de mensagens criado pela ONU.
Utilizando o EDI de forma integrada aos aplicativos locais da empresa, o conteúdo destes documentos eletrônicos pode servir como "input" ou entrada para aplicações de um computador, por exemplo: uma farmácia pode fazer suas compras de abastecimento por EDI. Ou seja, ao invés de fax, telegrama, ou correio convencional, a Ordem de Compra partirá do computador da farmácia, sendo enviados eletronicamente para o computador dos fornecedores, gerando outros documentos no formato interno utilizado por estas empresas ou até mesmo outros documentos padrão, como por exemplo, o documento EDIFACT correspondente à Fatura. As informações chegam praticamente de forma instantânea ao destino, quando enviadas na forma