Grandes filosofos
SIGMUND FREUD
INTRODUÇÃO
Sigmund Freud (1856-19390) foi um neuropsiquiatra austríaco que estudou desenvolvimento emocional humano, fundador da psicanálise. Teve uma educação judaica não tradicionalista e aberta a filosofia do iluminismo. Passou maior parte de sua vida em Viena, sua formação cientifica foi feita na Universidade de Viena, onde se dedicou a medicina, sobretudo a fisiologia e a neuropatologia, nestes últimos campos fez contribuições significativas. Sigmund Freud contribuiu com a ciência do século XIX, com a psicanálise ou seja, a área de conhecimento que abrangia o estudo do inconsciente humano.
“ A inteligência é o único meio que possuímos para dominar nossos instintos.”
AFETIVIDADE E COGNIÇÃO
As emoções estão presentes quando se busca conhecer. Afeto e Cognição constituem aspectos inseparáveis, presentes em qualquer atividade. A afetividade e a inteligência se estruturam nas ações dos indivíduos. O afeto pode ser entendido como a energia necessária para que a estrutura cognitiva passe a operar. Quando as pessoas se sentem seguras, aprendem com mais facilidade. Na interação que o professor e aluno estabelecem na escola, os fatores afetivos e congnitivos de ambos exercem influência decisiva.
Para que a interação professor-alunos possa levar á construção de conhecimentos, a interpretação que o professor faz do comportamento dos alunos é fundamental. Ele precisa estar atento ao fato de que existem muitas significações possíveis para os comportamentos assumidos por seus alunos, buscando verificar quais delas melhor