Gestao estrategica
A segmentação dentro de uma indústria tem como principal objetivo obter vantagem competitiva frente aos seus concorrentes no mercado em que atua. A segmentação de mercado tende a enfocar as atividades de marketing na cadeia de valores. Ou seja, quanto mais ampla for a segmentação e melhor a empresa entender a necessidade o as características de seus compradores, mais vantagem competitiva ela terá frente a concorrência e em que atividade específica a empresa deverá atuar com maior possibilidade de ganho.
Bases para a Segmentação da Indústria
Indústria é um mercado onde produtos similares ou intimamente relacionados são vendidos para compradores. Essa indústria pode produzir diversos tipos de produtos variados ou apenas um. Quem define a escolha do produto são os compradores, que frente a concorrência escolhe aquele que melhor lhe atende.
Bases Estruturais e a Segmentação
Uma indústria precisa de uma segmentação para melhor montar sua estratégia competitiva atender seus compradores e oferecer melhores produtos. Para isso ela pode utilizar cinco forças que podem variar por segmento, são: segmento realidade (formato, opcionais), ameaça de mobilidade (quantidade de produção conforme demanda), poder do fornecedor(material necessário, custo e tempo), poder do comprador (o que ele espera, escolha do consumidor final) e ameaça de substituição (frente a concorrência e a necessidade/demanda do consumidor).
Um produto idêntico pode variar sua forma de venda ou seu componente ara atender um determinado consumidor que esta, por exemplo, localizado geograficamente em regiões que possui uma necessidade especial frente a este produto, ou ainda que este produto genérico seja mais específico e personalizado de acordo com a necessidade de seu consumidor, isso pode lhe agregar custo à fabricação.
Para medir de que forma esta mudanças afetam a competitividade é utilizada a Cadeia de Valores. Diferença entre variedades