GESTAO ESCOLAR
BECKER, Alexandre. A concepção de educação de Paulo Freire e o desenvolvimento sustentável.
(Dissertação de mestrado). CURITIBA, 2008. Mestrado Acadêmico Multidisciplinar em Organizações e
Desenvolvimento
da
UNIFAE
Centro
Universitário
Franciscano.
Disponível
em: http://www2.fae.edu/galeria/getImage/108/1547874526580186.pdf. Acesso em: 13 mar 2012.
A CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO DE PAULO FREIRE PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Quando observamos os fatos do mundo e tentamos deles nos abstrair e refletir, vemos que a globalização, como muitos outros processos históricos, é contraditória e pode tanto oportunizar novas chances para a humanidade, como pode, dentro do modelo capitalista, levar à destruição do planeta.
No pensamento de Paulo Freire percebemos a importância deste pensar reflexivo, partindo de sua própria autocrítica, demonstrando capacidade de progredir, de buscar novos caminhos e de aprofundar suas posições, incorporando novos parâmetros práticos e teóricos, colaborando com nosso estudo. Freire (1979, p.43) autocriticase: Em meus primeiros trabalhos, não fiz quase nenhuma referência ao caráter político da educação. Mais ainda, não me referi, tampouco, ao problema das classes sociais, nem à luta de classes [...]. Esta dívida refere-se ao fato de não ter dito essas coisas e reconhecer, também, que só não o diz porque estava ideologizado, era ingênuo como um pequeno burguês intelectual.
Esta ingenuidade apontada por Freire é a mesma que muitas vezes nos influencia e dificulta um pensar reflexivo na busca de uma nova globalização, longe da ideologia globalizadora capitalista.
Portanto na perspectiva de uma "outra globalização", a do Desenvolvimento Sustentável, faz-se necessário construir a consciência coletiva – guardadas as diferenças de complexidade de raciocínio, para que aos poucos estruturem um pensamento organizado, investigativo, crítico sobre as coisas – sobre as ameaças que pesam sobre o planeta e sobre todos os seres humanos