História de Campina Grande - Pb
Campina Grande é um município brasileiro situado no estado da Paraíba. Considerada um dos principais polos industriais da Região Nordeste bem como um dos maiores polos tecnológicos da América Latina, foi fundada em 1º de dezembro de 1697, tendo sido elevada à categoria de cidade em 11 de outubro de 1864. De acordo com estimativas de 2014, sua população é de 402 912 habitantes, sendo a segunda cidade mais populosa da Paraíba, e sua região metropolitana, formada por dezenove municípios, possui uma população estimada em 630 777 habitantes.
Área territorial: 620,6 km² (239,6 milhas quadradas)
Campina Grande, cidade paraibana localizada na região nordeste do Brasil e no agreste paraibano, faz divisa ao Norte com os municípios Lagoa Seca, Massaranduba, Pocinhos e Puxinanã; ao Sul com Boqueirão, Caturité, Fagundes e Queimadas; ao Leste com Riachão do Bocamarte; e a Oeste com Boa Vista e está a 130 Km da capital João Pessoa. Configura-se como uma região privilegiada entre as serras do Compartimento da Borborema, cuja posição geográfica lhe rende a condição de cidade de grande movimento comercial com título de "Rainha da Borborema, o Coração da Paraíba".
Hitoria de Campina Grande.
Geralmente acredita-se que a ocupação de Campina foi feita pelos índios Ariús na aldeia de Campina Grande, no dia 1º de dezembro de 1697.Mas, a fundação de Campina Grande ainda gera controvérsias, pois a localidade podia estar ocupada quando Teodósio chegou com os índios Ariús.O grande problema é que, apesar de Campina Grande ter sido fundada em 1697, somente no dia 14 de maio de 1699 que o governador da Paraíba Manoel Soares de Albergaria escreveu uma carta ao Rei de Portugal notificando sobre as descobertas de Teodósio de Oliveira Ledo, o que gera o impasse.
A história da população campinense é marcada por alguns movimentos revolucionários datados de 1817, 1824 e 1848, porém, em 1874 houve no município a imposição do "Quebra-quilos", motivada principalmente