gestao educacional
NATUREZA E IDENTIDADE DA PEDAGOGIA
TRABALHO EM GRUPO
NATUREZA E IDENTIDADE DA PEDAGOGIA
NATUREZA E IDENTIDADE DA PEDAGOGIA
No texto Pedagogia e pedagogo: inquietações e buscas, o autor José Libâneo faz uma análise do processo de formação do pedagogo a partir das demandas da sociedade e da organização dos cursos de pedagogia. Começa o texto discutindo a ampliação do conceito de educação e a diversificação das atividades educativas como um fenômeno atual. Educação informal e não informal: na sociedade do conhecimento amplia-se a produção e a disseminação de saberes e modos de ação
De acordo com Libâneo (2014) a Pedagogia diz respeito a “uma reflexão sistemática sobre o fenômeno educativo, sobre as práticas educativas, para poder ser uma instância orientadora do trabalho educativo”. Ou seja, ela não se refere apenas às práticas escolares, mas a um imenso conjunto de outras práticas. O campo do educativo é bastante vasto, uma vez que a educação ocorre em muitos lugares e sob variadas modalidades: na família, no trabalho, na rua, na fábrica, nos meios de comunicação, na política, na escola.
Dessa forma não é possível reduzir a educação ao ensino e nem a pedagogia aos métodos de ensino. Por consequência, se há uma diversidade de práticas educativas, há também várias pedagogias: a pedagogia familiar, a pedagogia sindical, a pedagogia dos meios de comunicação etc., além, é claro, da pedagogia escolar. Pode-se dizer, então, que a toda educação corresponde uma pedagogia.
Libâneo (2014) discute a função do pedagógico, ou seja, as metodologias, o modo de fazer, o modo de ensinar a matéria. Discute a nomenclatura do curso de pedagogia que foi construído ao longo do processo histórico. para o autor a pedagogia se preocupa com os processos de ensinagem, mas tem um significado bem mais amplo.