Gestao do conhecimento
Etapa 3
Diferenciação de Valor GC e Concorrência Global e Criação do Conhecimento Interorganizacional.
As mudanças no ambiente empresarial, a necessidades de respostas mais rápidas dentro de um cenário cada vez mais competitivo, consiste em barreiras e desafios para as empresas, exigindo rapidez na solução de problemas na busca pela efetividade. O conhecimento garante a competitividade de uma empresa no mercado, pode salvar uma vida, permite uma decisão acertada. E hoje, com a internet, a facilidade de acesso à informação aumentou muito. Existem informações aproveitáveis e informações não aproveitáveis; o conhecimento é a informação aplicada. Numa empresa, o conhecimento deve fazer parte do plano estratégico e para isso utiliza-se a Gestão do Conhecimento (GC). As ferramentas são necessárias para o auxilio da gestão.
Diante do cenário globalizado vivenciado pelas as organizações, a avaliação dos processos deixou de ter seu foco apenas nos resultados globais, e passou a assumir como importante estratégia de controle, o gerenciamento do desempenho individual, da equipe, assim como de toda a empresa. Assim, o desempenho profissional merece destaque, pois permite à organização o gerenciamento de seus recursos e limitações que permitem definir estrategicamente os rumos necessários para seu desenvolvimento.
O trabalho em equipe:
Objetivos compartilhados por um grupo de pessoas criam um sentimento de coletividade que permeia a organização e abrem espaço para a coerência, tornando as pessoas mais aptas a se empenharem em grandes desafios. Os objetivos comuns têm como base os objetivos pessoais. Só as pessoas que traçam objetivos pessoais são capazes de comprometer-se com objetivos comuns. Daí a importância de se estimular o conhecimento e lapidar os modelos mentais, de forma que as pessoas percebam a importância dos objetivos comuns para a organização (CERQUEIRA, 1996). Através do trabalho em equipe, as organizações utilizam métodos de