gestao do conhecimento
No conhecimento, o ser humano é reconhecido como centro das atenções das organizações e principalmente no que se refere à capacitação dos indivíduos. Em busca de melhorias praticas que conduzem o desempenho proativo e positivo das organizações. Os indivíduos por meios tangíveis adquirem bens materiais, um apartamento e por meios intangíveis quando criam idéias para a organização. Dentro de uma organização os esforços devem se voltar pra dentro e fora, buscando meios para melhorar seus processos e sua produção criando mais produtos e serviços e melhorando as relações com os seus clientes e fornecedores. Contudo as organizações ressaltam a agilidade em identificar as necessidades do mercado e supri-las com precisão atendendo no menor espaço de tempo possível e isso repercutirem positivamente por parte dos clientes em relação aos membros da organização. Dentro dessa visão o individuo engrandece sue lado profissional e pessoal validando o conhecimento como critério de responsabilidade e dedicação.
Entrevista
1) O que eles entendem por gestão do conhecimento e como a aplicam no dia a dia das organizações que atuam?
Nas duas empresas e os lideres que entrevistei tem a mesma opinião que é conseguir gerir seu conhecimento para melhorar a sua empresa e os colaboradores crescerem profissionalmente e compartilhar informações e dicas no ambiente da organização. E nesse contexto melhoramos a gestão do conhecimento como transformação valiosa para a vida das organizações.
2) Relate se possível, cinco condições que favorecem a criação do conhecimento na empresa?
Nas duas empresas relataram as seguintes criações.
1 – Palestras;
2 – Agilidade na tomada de decisões;
3 – Interação entre os colaboradores;
4 – Programa de participação no resultado das empresas;
5 – Incentivos para sua capacitação criando programas de apoio aqueles colaboradores que querem melhora o seu conhecimento.
Portanto os lideres reconhecem que o conhecimento tem que ser mais bem aproveitado