Gestao do conhecimento
NOME/RA
NOME/RA
GESTÃO DO CONHECIMENTO NA ORGANIZAÇÃO
GESTAO DE RECURSOS HUMANOS
02 DE NOVEMBRO 2011 Introdução
Atualmente ,quando falamos de gestão do conhecimento ,falamos de organização, sistematização capacidade da companhia de capturar, armazenar, gerar, criar, analisar, traduzir, compartilhar e fornecer a informação exata de maneira rápida e precisa. Esse processos devem ser elaborados para assegurar que a empresa aumente o valor de um dos mais importantes recursos competitivos nos dias de hoje.
O conhecimento, é uma combinação de dados que, tratados e contextualizados, fornecem soluções essenciais no processo de tomada de decisões em todos os níveis de uma corporação. As informações geralmente e adiquiridas em meios de vendas, marketing, publicidade, serviços, operações e administração das companhias, colaborando com ações estratégicas e criando oportunidades de negócios.
Quando falamos de gestão de conhecimento lembramos de conhecimentos tácito e explícito são unidades estruturais básicas que se complementam e a interação entre eles é a principal dinâmica da criação do conhecimento na organização.Conhecimento explícito é o que pode ser articulado na linguagem formal, inclusive em afirmações gramaticais, expressões matemáticas, especificações, manuais etc., facilmente transmitido, sistematizado e comunicado. Ele pode ser transmitido formal e facilmente entre os indivíduos, e conhecimento tácito é facilmente visível e explicável ,pelo contrario é altamente pessoal e difícil de formalizar tornando-se de comunicação e compartilhamento e dificultoso ,o conhecimento tácito esta profundamente enraizado nas ações e nas experiências corporal do individuo ,assim como nos ideais valores ou emoções que ele incorpora.
Conceito Takeuchi e Nonaka
Segundo TAKEUCHI E NONAKA (1997, p. 79) eles classificam o conhecimento humano em dois tipos: conhecimento tácito e conhecimento explícito.
Conhecimento explícito Envolve conhecimento dos