Gestao do conhecimento
Gestão do Conhecimento
Rio Verde de Mato Grosso – MS, 2010
Definindo o conhecimento e a aprendizagem organizacional
As teorias e modelos desses autores nos ajudam a compreender como se dá o processo de criação do conhecimento em grandes organizações ao mesmo tempo em que fazem comparações com atividades inovadoras que ocorrem em empresas de ponta no Japão. São idéias estudadas nas principais escolas de Administração do mundo e ajudaram a solidificar a área de aprendizagem.
A empresa criadora do conhecimento Uma empresa criadora do conhecimento, tem que ter, competência, conhecimento tácito, conhecimento explicito, espiral do conhecimento, know-how, uma misão, valores, e uma visão.
Teoria da Criação do Conhecimento Organizacional
O Conhecimento tácito nada mais e que, aquele que nós aprendemos pela forma escrita, teorica
O conhecimento explicito e aquele que aprendemos de forma pessoal no dia a dia, com vivencia das atividades.
Dentre os conceitos podemos citar ambigüidade, a analogia, Brainstorming: Processo que envolve um grupo de pessoas para geração de idéias, o capital humano, cultura organizacional, flutuação, metáfora, modelo lógico, protótipo, pseudociese, e a redundância.
Também podemos citar os conhecimentos tácito, explicito.
Criação do conhecimento como processo sintetizador O conhecimento é criado por meio de síntese de contradições, por exemplo, procurando responder questões do tipo: “Como fabricar produtos de mais alta qualidade aplicando preços competitivos, a visão dos autores, a empresa criadora de conhecimento não é aquela que simplesmente resolve problemas , mas “desenvolve e aplica o conhecimento através de ação de solucionar problemas”. A organização e os indivíduos crescem com esse processo, a organização é uma entidade que cria conhecimento através da ação e da interação entre indivíduos e o ambiente. Essa é a noção de empresa como entidade