Planejamento tributário
Trabalho apresentado ao Curso de Ciências Contábeis da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para o Módulo 7.
Janaúba/MG
2010/02
SUMÁRIO
1-INTRODUÇÃO ---------------------------------------------------------------------------------------- 3
2-DESENVOLVIMENTO ------------------------------------------------------------------------------ 4
3-CONCLUSÃO ----------------------------------------------------------------------------------------- 19
4-REFERÊNCIAS --------------------------------------------------------------------------------------- 20
INTRODUÇÃO
O planejamento tributário tem por objetivo diminuir a quantidade de dinheiro que o empresário deve pagar ao governo. Os tributos (impostos, taxas e contribuições) representam importante parcela dos custos das empresas, talvez a maior. Com a globalização da economia, tornou-se questão de sobrevivência empresarial a correta administração do ônus tributário.
Em média, 33% do faturamento empresarial são dirigidos ao pagamento de tributos. Do lucro até 34% vão para o governo. Da somatória dos custos e despesas, mais da metade do valor é representada pelos tributos. Assim, é imprescindível a adoção de um sistema de economia legal.
O planejamento tributário é o único que pode resultar em real economia para as empresas, sem a preocupação com posteriores complicações com o fisco. A análise das rotinas e procedimentos operacionais, além de visualizar a empresa globalmente, deve assegurar que fornecedores e clientes sejam considerados na visualização sistêmica da empresa como um todo inserido no mercado, não como uma célula isolada.
Quando se pensa em realizar algo de forma clara e objetiva no âmbito empresarial está se decidindo pelo planejamento, isto é, por um projeto de previsão das necessidades e realizações, sendo o contador figura de destaque no instante de programar esse ferramental valioso de gestão: o planejamento tributário. Com