Gestao de rh
A GESTÃO DE PESSOAS NAS ORGANIZAÇÕES DENTRO DO CONTEXTO ECONOMICO ATUAL.
Especifique aqui sobre o que fala o seu trabalho
Porto Velho
2012
TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO
Entre os fatores que estimulam esse interesse em se estudar as teorias da administração, estão os estudos e os trabalhos que analisam a competitividade de empresas e a força das novas tecnologias na economia globalizada. Alguns autores, como Stewart (1998), afirma que o conhecimento tornou-se o ativo mais importante de qualquer organização para impor novos tipos de modelos organizacionais e novos métodos gerenciais, que junto com a competência vem tomando o lugar do autoritarismo na ação gerencial.
AS PRINCIPAIS TEORIAS ADMINISTRATIVAS
E SEUS ENFOQUES
Teoria Cientifica
A teoria geral da administração começou com ênfase nas tarefas, com a administração científica de Taylor. A seguir, a preocupação básica passou para a ênfase na estrutura com a teoria clássica de Fayol e com a teoria burocrática de Max Weber, seguindo-se mais tarde a teoria estruturalista.
O taylorismo ou Administração científica é o modelo de administração desenvolvido pelo engenheiro norte-americano Frederick Taylor (1856-1915), considerado o pai da administração científica e um dos primeiros sistematizadores da disciplina científica da Administração de empresas, sua principal característica é a ênfase nas tarefas, objetivando o aumento da eficiência ao nível operacional. É considerado uma das vertentes na perspectiva administrativa clássica. Suas ideias começaram a ser divulgadas no século XX. Além de Taylor, a administração científica também tem entre seus fundadores Carl Barth, o casal Frank e Lillian Gilbreth, Harrington Emerson, Henry Gantt e Hugo Münsterberg; por analogia, Henry Ford costuma ter tido como um dos criadores deste modelo de administração, pelas medidas práticas ligadas a