gestao de pessoas
Atualmente as organizações estão focando não só a avaliação, mas todo o processo de gerir o desempenho individual, das equipes e da organização. Dessa forma, a avaliação do desempenho passa a ser uma etapa que integra um todo maior, a gestão estratégica das pessoas que atuam na organização.
A avaliação é uma apreciação sistemática do desempenho de cada pessoa – ou de uma equipe – em função das atividades que desenvolve, das metas e dos resultados a serem alcançados, das competências que oferece e do potencial de desenvolvimento. A avaliação de desempenho é um processo que serve para julgar ou estimar o valor, a excelência e as competências de uma pessoa ou equipe e, sobretudo, qual é a sua contribuição para o negócio da organização. Dessa forma Gestão por desempenho visa avaliar cada colaborador ou equipe baseada nos projetos da organização. Esse método é imprescindível para alinhar cada colaborador, dentro de suas habilidades e competências, medindo o grau de satisfação que estas qualidades podem agregar ao negócio da organização.
Na gestão por desempenho a avaliação não está somente indicada para o colaborador. Ela identifica e analisa cargos, determina quais áreas de trabalho deverão ser examinadas. Ela serve para identificar falhas, propor melhorias para manter o processo de qualidade contínua.
O desempenho humano na organização é extremamente contingencial. Varia de pessoa para pessoa e de situação para situação, pois depende de inúmeros fatores condicionantes que o influenciam poderosamente. O valor das recompensas e a percepção de que estas dependem de esforços determinam o esforço individual que pessoa estará disposta a realizar. É uma apreciação da relação custo/benefício que cada pessoa faz para poder avaliar até quanto vale a pena fazer determinado esforço. Por sua vez, o esforço individual depende das competências individuais da