Gestao de pessoas
Qualquer organização, com ou sem fins lucrativos, deve prezar por um processo de gestão de pessoas que possua no seu subconjunto de atividades, ações continuadas e bem definidas para o treinamento e desenvolvimento de seus funcionários.
O aprendizado, elevação do conhecimento e da maturidade operacional, deve ser encarado como um meio para alcançar a excelência na prestação de serviços tanto para o publico interno quanto para o externo da empresa.
O grupo de ações voltadas para o desenvolvimento, buscam acrescentar ou desenvolver novas habilidades técnicas ou de gestão, com vistas a sustentar a progressão funcional dos empregados. Desta forma, o capital humano da organização terá condições plenas para desempenhar as suas atribuições com excelência em uma curva crescente, com perspectivas de alcançar o tão desejado crescimento, progressão e realização funcional.
A conjunção dessas ações corporativas buscam garantir um ciclo de renovação profissional, técnico e funcional integrado com os valores e crenças declaradas pela organização, visto que o capital humano com alto desempenho na uma empresa é o principal pilar de sustentação dos resultados.
Problema apresentado – distinção entre treinamento e desenvolvimento
Segundo SANTOS, “... a ideia de treinamento são atividades de aprendizagem que estão voltadas para a função realizada da pessoa. E o desenvolvimento é voltado para a carreira da pessoa.”
Infere-se do texto que o treinamento busca o resultado em curto prazo, elevar o nível de conhecimento utilizado para desempenhar certa atividade, com vistas a otimização ou elevação da expertise do empregado, já o desenvolvimento está associado à preparação comportamental alinhada à progressão funcional.
"Quando se fala em desenvolvimento profissional, o primeiro passo é identificar aonde se quer chegar. Muitas pessoas, às vezes, se confundem com os caminhos para alcançar o sucesso e perdem o foco, que deve nortear toda a atitude