gestao de custos
Em um mercado competitivo todas as informações são importantes para enfrentar a concorrência e conquistar clientes. A identificação dos custos possui a sua importância para o empresário tomar as suas decisões para sobreviver em suas atividades obtendo lucros.
O conhecimento mais profundo dos custos diretos e indiretos permite a identificação de qual segmento da produção está contribuindo com maior ou menor porcentagem para o resultado final do custo de um produto.
JUSTIFICATIVA
Esse trabalho justifica-se pela importância da contabilidade de custos na gestão, como auxilio a tomada de decisão.
Para que se possa compreender com mais afinco a Contabilidade de Custos, faz-se necessária uma abordagem de um estudo dos seus princípios, conceitos e origens que darão uma melhor idéia para justificar os fatos presentes.
OBJETIVO GERAL
4 CLASSIFICAÇÃO DOS CUSTOS
4.1 Em relação ao objeto de custo: direto e indireto
Através da identificação de medidas que determinam um parâmetro para poder calcular os produtos e a quantidade de determinados alimentos que foram utilizados para compor o almoço de um período estimado. Para Bruni e Fama (2004, p.31) os custos “diretos ou primários: são aqueles diretamente incluídos no cálculo dos produtos. Consiste nos materiais diretos usados na fabricação do produto e mão-de-obra direta.” São estes materiais que compõem e evidenciam o custo de forma objetiva.
Quando os custos não podem ser medidos de forma direta há necessidade de ser realizada uma divisão, distribuição como é o exemplo da energia elétrica (utilizada por todos os setores) é um custo indireto. Para Horngren, Foster e Datar (1997, p. 20) “os custos indiretos são alocados ao objeto de custo, através de um método de alocação de custo denominado rateio”. Através de uma definição um pouco mais detalhada sobre o assunto na opinião de Dubois, Kulpa e Souza (2006, p.27), os custos