Gestao de custo
As organizações industriais, dentro de suas atribuições administrativas, precisam obter e coordenar informações sobre estimativas de vendas, capacidade financeira, estoques, prazos de entrega e custos de fabricação. Estas informações são subsídios fundamentais para a elaboração de um planejamento da produção que possa explorar as potencialidades disponíveis no mercado.
A apropriação dos custos indiretos de fabricação aos diversos produtos se constitui num dos principais aspectos estratégicos para uma organização industrial. Apropriações inadequadas podem prejudicar sensivelmente o comportamento das vendas de seus produtos e até reduzir sua participação relativa dentro do mercado. A crescente competitividade, os reflexos da abertura de mercado para os produtos estrangeiros e a necessidade de otimizar resultados demandam procedimentos de apropriação de custos indiretos que tornem os preços dos diversos produtos fabricados mais competitivos e que explorem as tendências do mercado consumidor.
Todos os produtos são fabricados com a mesma matéria-prima e sofrem os mesmos processos de transformação e acabamento percorrendo os mesmos caminhos de trabalho. Seus respectivos tempos de fabricação são utilizados como parâmetro diferencial para definir os preços de venda. Assim, uma empresa nestes padrões apresenta os seguintes custos diretos de fabricação relativos aos seus produtos que são: matéria-prima, materiais secundários, peças e componentes e embalagem.
Os custos indiretos de fabricação são compostos pelos seguintes elementos: mão de obra e energia elétrica.
O parâmetro utilizado para a elaboração do modelo de projeção de custos indiretos de fabricação foi a estruturação de custos dos produtos definida através dos valores obtidos pelas médias das distribuições normais de frequência dos diversos produtos de uma empresa em função de percentuais sobre seus respectivos preços de venda. O mesmo procedimento foi adotado para a definição das margens