captação e fidelização
ALESSANDRO MITCHEL ANTÔNIO RIBEIRO
ESTRATÉGIAS DE CAPTAÇÃO E FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES EM
UMA INSTITUIÇÃO BANCÁRIA: Estudo de caso no SICOOB
CREDICOPA
PATOS DE MINAS
2013
1
ALESSANDRO MITCHEL ANTÔNIO RIBEIRO
ESTRATÉGIAS DE CAPTAÇÃO E FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES EM
UMA INSTITUIÇÃO BANCÁRIA: Estudo de caso no SICOOB
CREDICOPA
Relatório de Estágio realizado como requisito de avaliação total da disciplina de Estágio
Supervisionado II e para obtenção do título de
Bacharel em Administração pelo Centro
Universitário de Patos de Minas - UNIPAM, sob orientação do Professor Me. Laércio José
Vida.
PATOS DE MINAS
2013
2
AGRADECIMENTOS
Agradeço primeiramente a deus pela oportunidade se realizar o meu sonho. Aos meus amados pais, Hermínio e Ana de Fátima, pelo apoio, incentivo, e por todo amor e dedicação.
A minha irmã pela admiração. Aos meus sobrinhos, pelos momentos de alegria. A toda minha família pelas orações e carinho. A minha namorada pelo companheirismo e compreensão. Ao professor Esp. Eliphas Levi Pereira por ter sido coordenador de estágio e meu orientador, sempre tão gentil, amigo e sábio em suas palavras e orientações. Ao professor Me. Laércio
José Vida pelas orientações e compreensão. Aos novos amigos que conquistei e, aos velhos amigos, pelos bons momentos. A todos que, de forma direta ou indireta, me ajudaram a realizar meu sonho.
Muito Obrigado, por acreditarem em meu sucesso!
3
“Não são as espécies mais fortes que sobrevivem nem as mais inteligentes, e sim as mais suscetíveis a mudanças”.
Charles Darwin.
4
RESUMO: Independentemente da instituição, captar e fidelizar clientes são atividades essenciais, já que é por meio dos clientes que a empresa conseguirá atingir os objetivos propostos e poderão aperfeiçoar suas estratégias. O objetivo geral deste trabalho foi identificar as estratégias de captação e fidelização de clientes utilizadas pelo Sicoob Credicopa, analisando se elas são