gestao de conhecimento
ETAPA 1
PASSO 1
Conhecimento Explícito: o que pode ser visto, palpável, medido expressado por meio de palavras, recursos audiovisuais, relatórios.
Conhecimento Tácito: é imensurável e pessoal. Difícil de ser formalizado. É possível entender essa vertente do conhecimento por meio das intuições e palpites. São, portanto, dimensões cognitivas como crenças, percepções, valores, preceitos, emoções e experiências do indivíduo. Há ainda duas dimensões para o conhecimento tácito:A resposta está em reconhecer que a sociedade atual deixou de ser industrial para ser a sociedade do conhecimento. E, justamente pelo fato de o conhecimento ser formado por dois componentes de polaridades distintas, que a sociedade dos tempos atuais deve se moldar as frentes opostas, aindaa cima de tudo reconhecer o ambiente em que a empresa está ou será inserida é de extrema importância para sua visibilidade. Por meio de uma análise SWOT (Andrews, 1971 apud Takeuchi e Nonaka (2008) p. 94), ou seja, um estudo estratégico em formato de matriz que identifica as ameaças e oportunidades do ambiente é possível compreender se o meio em interação com as entidades puder garantir o sucesso da organização.
PASSO 2
Você poderá reconhecer empresas com foco na estrutura, ou seja, que visa essencialmente os processos e automaticamente os lucros e as empresas com a sua visão voltada para os recursos, ou seja, que olha para um conjunto de recursos internos apenas e não os fatores ambientais externos. Mas nenhuma das teorias indicadas estuda a interação entre o ambiente e os recursos internos. Para criação do conhecimento na visão de Takeuchi e Nonaka (2008), a Teoria da Estruturação de Giddens (1984) serve como parte do todo, que estuda a interação social, em que os seres humanos desempenham papéis e práticas sociais. Por sua vez, esses mesmos seres fazem parte de um ambiente e esboçam reações, como consciência prática e consciência discursiva que se assemelham respectivamente ao