gestao de conhecimento
Em matemática, uma equação quadrática polinomial de grau dois, onde x é uma variável em a, b e c que são constantes, das quais a ≠ 0 (caso contrario, a equação torna – se linear). As constantes a, b e c, são chamadas de coeficiente quadrático, coeficiente linear e coeficiente constante ou um termo livre. A equação quadrática é, antes de tudo, um polinômio de segundo grau, isto é, tem como termo de maior grau (valor do expoente mais alto) um termo de expoente 2. A definição “a diferente de zero” é o que caracteriza a equação de segundo grau, visto que a incógnita é diretamente multiplicada pelo coeficiente a, e, portanto se fosse igual a zero, anularia – se . O maior problema dos matemáticos que tentavam achar valores para equação era o fato de haver um x de expoente 2 junto a um x de expoente 1. Sabiamente, Bhaskara aplicou princípios básicos porem inteligentes, para finalmente achar um valor definitivo de x. A partir da descoberta da sua fórmula, diversas outras fórmula, diversas outras fórmulas se derivaram, como formulas de Soma e uma função quadrática.
Bom, de acordo com ( Carlos Alberto Campagner) uma equação de 2° grau pode ser reduzida a 3 termos principais. O termo que possui a variável ao quadrado, a variável e o termo sem ela. Dada a fórmula geral: ax² + bx + c = 0.
Se a for igual a zero, temos uma equação de primeiro grau, então para ter uma equação dosegundo grau o coeficiente a não pode ser igual a zero. Assim podemos dizer na fórmula geral que:
a é o coeficiente do termo que possui a incógnita ao quadrado;
b é o coeficiente do termo que possui a incógnita;
c é o coeficiente do termo independente.
E tem a fórmula de bhaskara, que é utilizada para resolver as equações de 2º grau, logo abaixo: x= - b ± √b² -4ac
2a
Na qual a é diferente de zero, e então tirando a raiz quadrada dos dois membros e colocando a possibilidade de uma raiz negativa e a outra positiva (±).
Como mostrado no começo a é diferente de zero,