Gestao de conhecimento fab
A gestão do conhecimento não é como conceito, uma idéia nova nas organizações. Para sobreviver qualquer organização precisa saber qual conhecimento tem disponível e quem são as pessoas de referência para cada uma das áreas de conhecimento em que atua.
Mesmo fazendo parte do que, tacitamente1 a empresa sabe ser necessário, só recentemente a Gestão do Conhecimento ganhou o status de disciplina e passou a ser estudada mais detidamente, e não como apenas um dos componentes do estudo da estratégia organizacional.
A Gestão do Conhecimento é um canal de compartilhamento, disseminação e distribuição de informações corporativas entre os membros de sua equipe. Funciona como um centralizador de informações sob forma de árvore de conhecimento, onde são incluídos textos, documentos, imagens, padronizações, FAQs, etc. Através da colaboração de vários funcionários, a empresa consegue nivelar o conhecimento e elevar o capital intelectual da organização. Excelente ferramenta para empresas envolvidas com reconhecimento ISO ou em processo de certificação.
A Gestão do Conhecimento é definida como sendo o “processo coorporativo focado na estratégia empresarial e que envolve a gestão de competências, do capital intelectual, a aprendizagem organizacional, a inteligência empresarial e a educação corporativa”.
Gestão do conhecimento empresarial envolve a geração, a codificação e coordenação e a transferência do conhecimento que está disponível tanto de forma explícita, quanto de forma tácita na organização.
PASSO 3 - A ESPIRAL DO CONHECIMENTO
A criação do conhecimento organizacional e uma interação continuam e dinâmica entre o conhecimento tácito e explícito. Essa interação e formada pelas transferências entre os diferentes modos de conversão de conhecimento que, por sua vez, são induzidas por vários desencadeados. Na